CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE VALPARAÍSO DE GOIÁS SE REÚNE COM AGENTES CULTURAIS PARA PROPOR A CRIAÇÃO DO PLANO MUN. DE CULTURA

CONSELHO MUN. DE CULTURA E AGENTES CULTURAIS DE VALPARAÍSO DEFINEM DATA DA CONFERÊNCIA QUE VAI TRATAR DA CRIAÇÃO DO PLANO MUN. DE CULTURA.

 

Presidente do CMC de Valparaíso de Goiás Antonio Franco

Na tarde deste sábado, dia 04/05/19 o Conselho Municipal de Cultura de Valparaíso reuniu-se com agentes culturais para tratar das demandas   da cultura, pedentes a tanto tempo na cidade, na pauta principal o Plano Mun. de Cultura.

Mais de 20 agentes culturais incluindo o presidente e conselheiro do CMC estiveram presente numa tarde de muita discussão e angústia sobre a lentidão como é tratada a cultura em Valparaíso de Goiás.

O encontro que é o terceiro desde que a atual gestão assumiu em 2017, foi provocada pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura que ficou muito contente com a presença de alguns conselheiros como Jorge Recife, Albani dos Santos, Jhean Lima e também dos mais de 15 agentes culturais de vários seguimentos. O encontro foi realizado na sede do ponto de cultura Os Banguelas.

Os debates foram bastante construtivos, mas também polêmicos, principalmente quando o assunto era as politicas públicas da cultura e a secretaria municipal, segundo alguns agentes, há uma lentidão além do normal para a criação do Plano Municipal de Cultura da cidade, segunda Albani dos Santos uma das conselheiras presente essa situação se arrasta por anos e é fundamental para garantir tais politicas a criação do com o plano.

Antonio Franco atual presidente do CMC fez questão de frisar que somente será possível construir um movimento cultural forte em Valparaíso com empoderamento dos agentes por meio dos instrumentos democráticos e também com a união doesses agentes.

Segundo o presidente do CMC , conselho, conferências, fóruns e o plano municipal de cultura fazem parte de uma instrumentação necessária para que a  cultura seja realmente forte e sua identidade fique explicita para a população que necessita muito de eventos culturais na cidade.

O encontro encerrou com o presidente  solicitando aos agentes que encaminhe novas propostas para serem  inseridas no plano municipal, que serão analisadas e discutidas na conferência municipal de cultura marcada para o próximo dia 25 de maio.

Por: Francisco Miranda

Foto: Antônio Franco

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up