Destaque Notícias Sustentabilidade e Meio Ambiente Tecnologia

ESTAÇÃO DE METARRECICLAGEM ENCERRA SUAS ATIVIDADES EM VALPARAÍSO DE GOIÁS

INCAPACIDADE OPERACIONAL DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE  LEVA ONG REFERÊNCIA MUNDIAL EM TRATAMENTO DE LIXO ELETRÔNICO A FECHAR AS PORTAS EM VALPARAÍSO DE GOIÁS.

Infelizmente a novela chegou ao fim. Ontem dia 17/05, o presidente da ONG PROGRAMANDO O FUTURO, Vilmar Simion divulgou nas redes sociais um vídeo falando do encerramento das atividades em Valparaíso de Goiás.

A ONG  que tem a melhor iniciativa de tratamento de lixo eletrônico do mundo, a Estação de Metarreciclgem vem sofrendo desde do ano passado com negligência da secretaria de meio ambiente no tocante da liberação da licença ambiental .

Para as atividades de gestão de  resíduos eletrônico é necessário que a organização tenha o aval do órgão competente, no caso aqui a secretaria de meio ambiente do município, que inclusive fez muitos burburinhos quando conseguiu a descentralização da licença, antes feita somente pelo órgão estadual, mas parece que efetivamente só foi fumaça, pois segundo a fala do coordenador da ONG há 10 meses foi protocolado o pedido e mesmo atendendo todas as solicitações de documentos não saiu a licença ambiental o que levou ao fechamento da ONG na cidade .

Outro ponto bastante relevante é o prejuízo que a ONG teve com a retirada de apoios fundamentais para o desenvolvimento de suas atividades que além de formar centenas jovens e adultos com os cursos profissionalizantes era também a garantia de renda para muitos pais de família que ali trabalham.

Antes da divulgação dessa matéria localizamos uma postagem do secretário de meio ambiente Rafeal Viana afirmando que está tudo certo , que a licença está liberada.

Afinal que está mentindo?

O que temos de certeza é  que a ONG PROGRAMANDO O FUTURO tem um papel fundamental para qualquer município e mesmo com apoio de vereadores e da população ela encerra as suas atividade no município de Valparaíso de Goiás e deixa no ar o questionamento sobre a capacidade técnica operacional de órgãos que poderiam ser responsáveis por contribui para os munícipes o que parece não está acontecendo.

Por : Francisco Miranda

Imagem: Facebook /Estação de Metarreciclgem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *