Notícias

CRESCE O NÚMERO DE ADOLESCENTE QUE COMETEM SUICÍDIO NO BRASIL

COMEÇOU O SETEMBRO AMARELO, A CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

O Brasil apresenta dados ainda alarmante para essa situação, cada vez mais pessoas deprimidas, e a depressão pode ser o primeiro alerta para quem poderá tirar sua própria vida.

A matéria do UOL São Paulo, vinculado em abril desse ano aponta um aumento de 24% no número de adolescente que cometeram suicídio entre os anos de 2014 e 2015. Segundo os pesquisadores da da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O estudo, publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, indica que o suicídio é até três vezes maior entre jovens do sexo masculino…. – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2019/04/27/suicidio-cai-no-mundo-mas-cresce-ate-24-entre-adolescentes-no-brasil.htm?cmpid=copiaecola.

Ainda segundo a pesquisa, os adolescente homens são os mais tiram suas vidas, principalmente entre 10 e 19 anos. Cidades com Porto Alegre, Recife. Belo Horizonte ainda lideram o ranking  de adolescentes que tiram a própria vida.

Os setes pesquisadores da Unifesp   apontam no resultado da pesquisa, segundo a matéria do uol São Paulo de abril de 2019 que o aumento dos casos de suicídio entre os adolescentes no Brasil estão relacionados a popularização da internet, as mudanças sociais no país e a falta de políticas públicas de combate ao suicídio , essas seriam  as principais razões para esse aumento. Os pesquisadores ainda segundo o que informa a matéria utilizaram dados do do SUS (Sistema Único de Saúde), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Coeficiente Gini (que mede desigualdade).

Outro dado alarmante é o da matéria do site senado noticias, o site aponta que segundo a psiquiatra Maria Dilma Alves Teodoro, presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr), o Brasil é o oitavo país no mundo em número de suicídios. Entre 2000 e 2012 houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes, sendo mais de 30% em jovens. E se estima que, até 2020, haverá um incremento de até 50% no número anual de mortes por suicídios.

Fonte: Agência Senado

O fato é que a cada 45 minuto se suicida uma pessoa no Brasil, infelizmente as politicas públicas são pouquíssimas efetivas, ou seja, ela não consegue resolver os problemas sociais a que se propõe nas propostas pelos gestores.

Esse mês de setembro titulado ” SETEMBRO AMARELO” muitos prefeitos promovem verdadeiras festas de lançamento da campanha de prevenção ao suicídio, enchem auditório com os servidores vestidos de amarelo, mas será que os servidores dos municípios estão sendo  preparados para identificar uma possível caso de suicídio?

Adolescente estão se matando por problemas de identidade, por buscarem um mundo liquido da internet  e diante dessa situação ainda tem o agravante social do pais, maiores desigualdade e falta de politicas publicas que tirem esses adolescente da ociosidade, enquanto isso prefeitos Brasil a fora usam o “SETEMBRO AMARELO” como mais uma campanha politica para sua próxima eleição.

Qualquer atitude suspeita de depressão ligue Se você está deprimido e tem pensamentos suicidas, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) por meio do número 188. As ligações são gratuitas para todo o Brasil. 

Por : Francisco Miranda

Imagem: Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *